Políticas públicas do esporte avançam em formação, inclusão e alto rendimento – Prefeitura de Feira Nova

Políticas públicas do esporte avançam em formação, inclusão e alto rendimento

Publicado em 08 de janeiro de 2026, por Marcos Farias

OMinistério do Esporte mantém, em 2026, uma agenda voltada ao fortalecimento de políticas públicas já em curso em diferentes áreas do esporte. As ações abrangem formação esportiva, alto rendimento, paradesporto, futebol feminino, esportes eletrônicos, esporte amador e de lazer, além do aperfeiçoamento da Lei de Incentivo ao Esporte.

“Será um ano de muito trabalho e consolidação do que foi construído ao longo da gestão. Estamos colhendo resultados de políticas públicas estruturadas com planejamento e diálogo, especialmente na ampliação da infraestrutura esportiva”, avalia o ministro do Esporte, André Fufuca. “A entrega de 500 novas Arenas Brasil é um, dos diversos exemplos concretos, dessa decisão de ampliar o acesso ao esporte em todas as regiões do país”, complementa.

Após a inauguração de oito unidades do programa Arena Brasil em 2025, o MEsp dará sequência à implementação da política em 2026, com a entrega de novas arenas esportivas em municípios de diferentes regiões do país. As Arenas Brasil integram o eixo de Infraestrutura Social e Inclusiva do Novo PAC e têm como objetivo ampliar o acesso da população a espaços adequados para a prática esportiva.

No âmbito do Novo PAC Seleções, foram escolhidas propostas de 260 municípios para a implantação de novas unidades. Com essa etapa, o programa alcança 500 arenas autorizadas em todo o Brasil, contemplando municípios das cinco regiões.

A execução do programa é coordenada pela Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, com foco na organização dos processos, na execução orçamentária e no acompanhamento das entregas.


QUADRO DE AVISOS


DESTAQUES


GOVERNO MUNICIPAL